Wikia Search – concorrente ao Google, prestes a estrear

Por | 26 de Dezembro de 2007

O motor de busca que quer desafiar o Google será disponibilizado ao público no dia 7 de Janeiro, revelou o fundador da Wikipedia e mentor do projecto, Jimmy Wales.

A palavra chave do Wikia Search é a transparência, já que são os utilizadores que decidem a relevância dos resultados de cada pesquisa, ao invés do que acontece com os motores de busca tradicionais – como o Google, Yahoo! e Live -, que contam com algoritmos matemáticos para determinar a importância de cada site.

Esta é aliás, uma crítica que Jimmy Wales tem feito ao Google e Yahoo!, acusando-os de serem serviços opacos que não explicam como são alcançados os resultados das pesquisas, de acordo com um e-mail que Wales enviou para a lista de discussão da Wikia – a empresa com fins lucrativos do fundador da Wikipedia – a versão inicial da plataforma já se encontra a ser testada por alguns utilizadores seleccionados e será lançada publicamente no dia 7 de Janeiro.
Fonte: Cibéria

NB: Não sou grande especialista, mas ter os utilizadores a decidir quais o sites que interessam ou não, “soa a um paraíso” para spammers,phishing etc…

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *