Centro Português de Fotografia disponibiliza on-line cerca de 14.500 imagens

By | 18 de Julho de 2007
A partir de Outubro, deverão estar disponíveis on-line cerca de 14.500 imagens pertencentes aos fundos documentais do Centro Português de Fotografia (CPF), localizado no Porto, e do Arquivo Fotográfico de Lisboa. O anúncio foi feito ontem por Silvestre Lacerda, responsável pela Direcção-Geral de Arquivos, aquando da inauguração de quatro exposições no CPF.

De acordo com Silvestre Lacerda, as imagens “estão já a ser digitalizadas” e o interessados poderão consultar os referidos acervos gratuitamente, “porque os dinheiros públicos servem para que a documentação seja de acesso público”. Sê-lo-á através da página do Centro Português de Fotografia “www.cpf.pt”.

Na esteira deste anúncio, a titular da pasta da Cultura, Isabel Pires de Lima, recordou a recente assinatura de um protocolo entre o ministério e a REN (Rede Eléctrica Nacional), que vai permitir a recuperação de quase 50 mil documentos ligados à Inquisição de Lisboa. Depois de restaurados, serão digitalizados para que sejam também consultados através da Internet, dando lugar a um total de cinco milhões de imagens. A propósito, a ministra referiu que “não é fácil conquistar um mecenas para esta área, porque o retorno é muito diminuto”. O investimento deste projecto é de cerca de um milhão de euros, dos quais a REN participa com 600 mil euros em três anos.

Fonte: JN

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *