GUIA – Como colocar áudio no seu blog

By | 28 de Maio de 2007
Existem várias maneiras de colocar áudio no seu blog, uma grande percentagem delas pasa pelo upload dos seus ficheiros áudio para um site que fará a conversão do áudio e lhe fornecerá no final o código HTML para colocar no seu post, até aqui tudo bem, na maior parte dos casos o código depois de posto no blog apresenta um leitor áudio no formato flash ao leitor com os comandos básicos e uma playlist com as várias músicas. O problema é que o formato flash não lida muito bem com o streaming de áudio ou vídeo, se o utilizador clicar no STOP o streaming/carregamento do áudio continua no background até o carregamento acabar, se o utilizador fizer um “zapping entre músicas” mesmo que clicando no STOP o Streaming/carregamento continuará levando a que várias músicas sejam descarregadas e o blog fique lento.

A solução seria arranjar um método que respeitasse o comando STOP do leitor e parasse o streaming, neste (pequeno) guia irei explicar como o fazerem, podem verificar um exemplo na barra lateral do meu blog, bem, já chega de palavriado vamos ao guia:

1- Hospede o seu mp3 no seu espaço de alojamento/servidor, se não tiver existem muitos sites na net que permiotem hospedar gratuitamente mp3.

2- No Post do seu blog clique com o rato na área do post e escreva o nome da música e autor conforme preferir

3- Seleccione com o rato o que escreveu e clique no botão “LINK” do blogger que fica ao lado dos botões da formatação do texto, aparecerá uma caixa e escreva aí o endereço do mp3 hospedado no passo 1, clique em ok para fechar a caixa e publique o seu post.

4- Na secção EDITAR HTML do painel de administração do seu blog, insira o seguinte código:
<script src=’http://ricardouk.no.sapo.pt/scripts/leitor_mp3.js’ type=’text/javascript’/>

entre as secções ]]></b:skin> código aqui </head> e guarde as mudanças.

Se tudo correu bem junto do nome da música aparecerá um icone que depois de clicado irá reproduzir a música e parar o streaming quando parar a reprodução.

Texto: Ricardo Santos

BELIEVE IN ME

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

9 thoughts on “GUIA – Como colocar áudio no seu blog

  1. Marcelo

    será que pode me ajudar?
    Não consegui fazer tocar o mp3 no blog, não aparece o icone.
    Pode ajudar?

  2. Ricardo Santos

    Anónimo: devia-te responder letra por letra, mas por uma questão de educação não to vou fazer. Apenas uma pergunta.

    Mongolóide se sabes fazer melhor porque vens á procura de outra maneira

  3. Ricardo Santos

    Marcelo no teu blog tens:
    “hardlipp.no.sapo.pt” , em vez de “ricardouk.no.sapo.pt

    eu hospedei o script para ser mais fácil, apenas precisas de hospedar a música. Envia-me a localização do mp3 que queres incluir no blog e eu envio-te o código.

  4. Anonymous

    valeu suas dicas vai me ajudar muito pois sou leigo neste negocio de html mas com a ajuda de pessoas como vc eu chego lá se puder vite meu blog
    wwwsibermusicdjs.blogspot.com

  5. Claudio Crescêncio

    pois é..valeu pela dica..mas não consegui. No que vc se referiu ao “ricardouk” eu devo substituir por algum outro? eu copiei e colei exatamente entre as taks..mas realmente lá está o “ricardo”.. o que devo fazer?..pois tbem não consegui fazer aparecer o player.
    Abraços

  6. Fernando

    Ricardo peguei o html que vc colocou mas não funciona.

    Busquei o mp3 e substitui no parte LOCALIZAÇÃO DO FICHEIRO MP3, mas no meu blog não aparece nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *