Não comprem ou instalem o Nero 9, existe melhor e gratuito

Há uns dias atrás a NERO anunciou a versão 9 do seu software, na minha opinião desde a versão 8 que o Nero se tornou algo com muita coisa que a maioria não usa, será que a versão 9 é diferente?

O Nero 9 custa cerca de 70 euros, é um download de 370 megas e necessita de cerca de 2 gigas de espaço em disco sendo extremamente “pesado” em recursos no computador.

Vamos lá analisar…

NERO LIVE: Permite ver TV no computador.
ALTERNATIVAS GRATUITAS: Elisa media center, MediaPortal,

NERO BURNING ROM/NERO EXPRESS: Gravar CDs e DVDs(audio, dados e vídeo)
ALTERNATIVAS GRATUITAS: CdBurnerXP, ImgBurn, InfraRecorder, BurnAware

NERO VISION: Converter, editar e DVDs/VCDs com menus, slidesahows e efeitos especias
ALTERNATIVAS GRATUITAS: VideoSpin, Favc, SciLab, Jahshaka, Avidemux, WinFF, DVDFlick, DVD Author GUI, DVD Slideshow Gui, Foto2Avi

NERO COVERDESIGNER: criar capas para CDs e DVDs
ALTERNATIVA GRATUITA: UndercoverXP

NERO WAVE EDITOR E NERO SOUNDTRAX: editor áudio
ALTERNATIVA GRATUITA: Audacity

NERO SHOWTIME: Leitor multimédia
ALTERNATIVAS GRATUITAS: VLC, MPlayer, FFDshow, SMPlayer, GomPlayer

NERO RECODE: Reconverter DVDS, converter para dispositivos móveis
ALTERNATIVAS GRATUITAS: DvdFab + DvdShrink, RipBot264, WinFF, Avanti, Mediacoder

NERO PHOTOSNAP VIEWER: visualizador e editor de imagens
ALTERNATIVAS GRATUITAS: Paint.Net, Gimp, PhotoScape, Shutterfly Studio, PhotoFiltre, PhotoPlus, XNView, Picasa.

Para cada programa do Nero existe 2 ou mais ferramentas gratuitas que permitem fazer o mesmo, a área mais fraca é na criação de DVDS com menus, embora existam programas gratuitos que façam o mesmo, são necessários vários para conseguir o DVD FINAL.

Amanhã irei explicar como juntar este programas todos numa barra como a do Nero para fácil acesso a estes programas.

36 comentários a “Não comprem ou instalem o Nero 9, existe melhor e gratuito

  1. Anonymous

    é pá… tu és lixado! vens aqui estragar o negócio fantástico da ahead! porra pá! temos de dar dinheiro a empresas europeias. és lixado fogo. olha eu? eu só uso o imgburn e o undercoverxp, são fantasticos. o nero é uma porcaria, é super pesado etc etc, por isso façam como ele diz, comprem o nero mas nao o instalem! é só mesmo pra ajudar… AIII ESPEREM, não façam isso! peguem antes nos 100€ e ajudem alguém que precise mesmo. nao desperdicem dinheiro em instituiçoes de caridade que gastam metade do dinheiro que recebem a pagar aos seus presidentes. bruto texto fogo, não valia mais dizer logo que nero nao presta? :#:#
    portem-se mal e tu tambem rik

  2. Anonymous

    kra eu acho o seguinte , o nero 9 pode ser pesado e tal,mas naum eh bem melhor ter 1 programa soh no pc que faz uma porrada de koisa do que uma porrada de programa especifico pra kda koisa?
    alem do mais,daki a poco nego jah arruma um crack ai pro nero 9 e vc naum vai mais precisar pagar os 100euros

  3. Ricardo Santos

    Anónimo tantos “erros” no teu comentário:

    O nero não é só um programa, são vários utilizando o mesmo ponto de inicio que é o Smartstart ou lá como se chama o painel de inicio do nero. ao longo dos anos a nero tem vindo a juntar os programas que eram separados num “único”, estão lá todos separados, nós é não vemos isso por causa da barra(imagem no post) que nos ilude, não instalam atalhos na bara de inicio o que que nos leva a pensar que é só um programa quando não passam de vários juntos num único instalador.

    Já era para ter postado como colocar uma barra como a do nero com programas equivalentes, talvez segunda ou terça.

    crack para quê? como o anterior anónimo disse o nero não presta e não vale o trabalho de procurar um crack porque existe melhor e gratuito.

  4. Anonymous

    ola tenho uma duvida em relação ao cdburner xp.
    Da para gravar um cd audio em wave ou s da em mp3?
    obrigada

  5. Anonymous

    MARCIO
    PREFIRO O NERO POIS PODE SER VARIOS PROGRAMAS MAS A PRATICIDADE JA COMEÇA DESDO DO PRINCIPIO

    1 BAIXA APENAS 1 ARQUIVO
    2 UMA INTERFACE QUE GERENCIA TODOS OS PROGRAMAS
    3 É O MAIS USADO
    4 ACREDITO QUE NÃO EXISTE EXATAMENTE MELHOR OU PIOR DEPENDE DO QUE AS PESSOAS VÃO SE ADAPTAR

  6. Murilo

    Eu acho melhor o Nero9 el é bem melhor mesmo, pq vem com plugins q os outros gravadores não tem, ele é otimo tbm para gravar filmes por causa dos plugins!!!
    eu recomendo o nero, q vem com varios programs, do q baixar programas individuais!!!

  7. Ricardo Santos

    Olá Murilo, obrigado pela visita, o Nero para mim não passa de bloatware, 400 megas lol, consigo fazer o mesmo que o nero e melhor com 50 megas, desde de gravação áudio, dados. Converter para DVD o nero é uma anedota, quem sabe o que é qualidade dirá o mesmo, coloca o nero a converter para mpeg2(dvd) com 3000 bitrate e compara o resultado final com as alternativas gratuitas…só quem for cego não vê, capas de dvd…alternativas é o que não falta, editor de vídeo então nem se fala o do nero é básicoooooo, slideshows e menus há gratuito e muito melhor, gestor de imagens isso nem vou comentar lol lol.

  8. Ricardo Santos

    Olá Bruno, obrigado pela visita mas é proibido aqui no blog pedir ajuda naquilo que pediste, editei o conteúdo do teu comentário, aliás eu escrevi este artigo para que as pessoas não façam isso e comecem a usar software gratuito/open source.

  9. Bruno R da Silva

    Já usei Easy CD Creator (em 1998), depois o Nero (na época a ver.6). Lembro-me de que a versão 6 era super leve e fazia o necessário bem feito. Hoje, com versões monstros para fazer o mesmo básico de décadas atrás= gravar em mídia… Para que meio giga de software? A Ahead bem que poderia vender as soluções em separado, do que em forma de suite. Cada usuário tem uma necessidade diferente, sim, mas o básico que é gravar…! Eu atualmente uso o MagicIso, que é tão leve quanto o paintbrush e grava cd/dvd, mexe com imagens de cd/dvd etc. Para que vou optar por um mega-software?… talvez só para me sentir bem usando softwares grandes e achando que sou grande no que faço. Brincadeiras à parte, a idéia inteligente é ser esperto. Saber optar por softwares que estão preocupados com o bem do usuário e do computador, gastando poucos recursos de sistema, fazendo aquilo que está na propaganda e evitando bugs ao máximo.
    Portanto, pesquisem, vejam reviews e benchmarks. É o caminho mais lógico para escolher softwares. Apegar-se a software pela fama adquirida é temporário… afinal as coisas inovam sempre.

  10. fokkill

    (editado) pq eu vo baixar 10 progamas se o nero faz tudo em 1 só ,por isso
    e mais pesado da na mesma baixa um monte de progamas.
    Se liga

  11. Ricardo Santos

    normalmente cumprimento os visitantes mas tu nem mereces pela maneira como comentas-te, queres chamar nomes a alguém chama o teu pai ou a tua mãe.

    Só um nabo como tu e ignorante na matéria é que diz o k tu disseste, queres comparar o peso de 6oo megas com o talvez menos de 100?

    Por acaso ja testaste a qualidade das conversoões pa dvd do nero, o slideshows? Quem sabe o que é qualidade não recomenda o nero, gravar cds e dvds…existe tanta alternativa e sao menos de 3 megas…nero vision? uma autêntica anedota…experimenta as alternativas gratuitas e verás a diferença.

  12. edson

    imagine este monte de programas em um computador. A maioria destes programa que é gratuito não tem idioma em português, pois ainda estamos aprendendo falar português

  13. Ricardo Santos

    Olá Edson, obrigado pela visita.

    Monte de programas???? são 8 secções onde especicifico mais de uma alternativa para cada tarefa…se instalares todas as alternativas para uma só tarefa calro que são muitos…

    Muitos destes programas nem é preciso instalar, basta copiar para uma pasta ou pen USB e já está, não entram em conflictos com programas já instalados.

    Sim o facto de alguns não estarem em Português pode ser um factor negativo mas hoje em dia o InglÊs é quase como uma segunda língua…muitos países europeus já ensinam inglês…francês logo no 4 ano escolar, a meu ver a língua é um problema para a geração mais velha…as novas gerações não terão esse problema.

    Outra solução é voluntários ajudarem na tradução, eu sou responsável pela tradução de 2 e cada vez se vê mais pessoal com espirito de ajuda na comunidade open source.

    O nero pode estar em português mas a qualidade fica atrás dos gratuitos, quem quer um leitor multimédia+gravador de cds/dvds+slideshows com 600 megas, eu faço o mesmo e com melhor qualidade por menos de 30 megas e com emlhgor qualidade…então as conversões dvd nem se fala….

  14. Samsnake

    O nero, na verdade, está a vir cada vez mais pesado, além disso, se repararem bem, os seus programas têm funções demasiadamente repetitivas(exe. nero burning-rom e nero-express). Tudo isto torna confuso um utilizador iniciante. Os programas gratuitos, normalmente opensource, têm as mesmas funções que um software pago, ou ainda mais, um exemplo disso, temos o vlc player que reproduz dezenas de formatos (audio e video) contra a porcaria do nero showtime que reproduz alguns formatos e mal…

  15. la sabes tue

    caro ricardo santos, lamento informar-te mas estás redondamente enganado pá!! quero o livro de reclamações!! o undercoverxp está muito longe de ser um substituto para o NERO COVERDESIGNER.
    Sem mais,
    inté :D

  16. Ricardo Santos

    Pronto lá vem o Pedro do contra :) o undercoverxp para imprimir capas é mais do que suficiente mas se quiseres algo mais simples tens o Paint.net… so dar as dimensões da capa e importar a capa ou fazer uma.

  17. Marcos Venicios

    Valeu Ricardo, sem dúvida seu site é sensacional, mto bom e tb mto orientador, valeu mesmo!!!

    Gostaria de Saber se já foi possível postar como se colocar uma barra como a do NERO com programas equivalentes?????

  18. Anonymous

    Bom, eu acho o seguinte, não tem porque baixar um soft so pq tem nome na praça eu pq é ultimo novidade com 50 recursos, etc…, pq baixar isso se na verdade ira ser utilizado pela maioria do publico apenas 1 ou 2 recursos é apenas perca de espaço na hd, todos esses 50 recursos não são os melhores por exemplo um soft proprio pra edição de video como o Pinacle ou o Vegas, tem 4 veses mais opções doq o programa q vem com o nero, resumindo, um programa com muitas opções nunca vai ser melhor doq um que foi feito especifico para aquela função e acaba sendo apenas um quebra galho

  19. Ricardo Santos

    Olá Alberto, abrir iso em que sentido? Ver o conteúdo ou gravar? Para abrir tens o Winrar para gravar tens o imgburn ou cdburnxp

  20. elton john

    cara e muito bom mais ele e muito pesado o nero 9 nunca vi um programa tão pesado esse nero e massa mais e muito pesado mais ae o seial

  21. Joaquim

    Olá Ricardo. Este post é espetacular. Mas já tem algum tempo. Vou experimentar alguns programas, porque tenho a mesma opinião acerca do Nero. Sou já um utilizador de alguns programas opensource. Se conheceres mais algum programa util, ou mais recente do que estes, agradeço.
    Um bem haja a quem trabalha e divulga

  22. Skin

    Nenhum desses programas é tão completo quanto o aplicativo correspondente do Nero. Por mais que tentem, nunca vão chegar aos pés, por exemplo, do Nero Burning. Nem alternativas pagas como o Ashampoo chega perto. Tudo bem que o Nero 9 é horrível, uma queda no software, mas versão 10 corrigiu as falhas e é excelente. Lógico, quem não tem máquina é melhor mesmo usar Linux e ficar reclamando de softwares profissionais e pagos.

  23. thais daros

    faço assim consigo baixar do tubo videos no atube C atcher, memorizalos e no meu pc, e tenho com o nero vision a disponabilidade de gravar em dvd tocando em qualquer aparelho de dvd.No vision consigo assim optar por colocar ou nao menus.posso ate escolher menus a gravaçao sai perfeita.Estou fazendo um teste com os programas sitados com as mesmas funções do vision e ate agora eu testei e nao aprovei:VideoSpin porque nao encontrei a opçao gravar,Favc porque nao consegui baixar indicava somente para o wista,Jahshaka achei uma porcaria precissando de uma placa,totalmente complicado ate no baixar,DvdFlick ja havia obtido informaçoes sobre ele antes mas passei horas tentando gravar e nao deu certo,quando consegui a gravaçao ficou caseira demais estilo fundo de quintal.Ate agora bem parecido mesmo com o Vision,mas tambem com o audio + ou – encontrei um programa chamado ConvertxtoDvd4. Estou testando os outros sitados voltarei a comentar brevemente

  24. manuel

    coloquei o nero 11 e os outros e não consigo quase mexer tá pesadão qual o mais indicado o meu de 2003

  25. Corsario

    Sem contar que a partir da versão 9
    o nero demora mais de meia hora pra instalar
    testei do 9 ao 11, o 10 instala até mais rápido que o novo, mais tem uma cadeia de dependencias a serem baixadas, fazendo com que vc demore mais para entregar o pc ao cliente.
    Eu estava levando mais tempo instalar o nero doque para formatar e instalar o sistema com editores de foto pacote office codecs etc…

    Fala sério, e niguém utiliza todas as funções que vem nesta merda

  26. valentim

    Bem, eu utilizo o nero que é uma suite de aplicativos, mas a cada atualização eles enchem de linguiça com coisas inúteis, tornando-o mais pesado em algumas máquinas com menos poder de fogo. Por isso faço uso também de outros programas similares e com a mesma eficiência. Na parte de edição de vídeo, existem bons programas, como o sony vegas e um menos popular mais de excelentes recursos o corel movie studio da “corel”. Mas é só pesquisar que existem mais para diversas funções, gratuitos ou pagos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <span style="">