Robô consegue criar réplicas dele próprio

Por | 25 de Junho de 2008
Investigadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, desenvolveram uma máquina que, para além de produzir cópias tridimensionais de objectos como sandálias ou maçanetas de porta, cria réplicas dela própria. O robô, denominado RepRap (abreviatura de replicating rapid-prototyper), funciona como uma impressora que, em vez de tinta, utiliza plástico aquecido e posteriormente solidificado para criar objectos em 3D a partir de desenhos técnicos, noticia a “PC World”.

Apesar de as impressoras 3D existirem no mercado há cerca de 25 anos, o RepRap é a primeira máquina capaz de criar as suas próprias partes estruturais, afirmou em comunicado Vik Olliver, um membro da equipa. Segundo o director da RepRap Research Foundation, o objectivo do projecto é criar no futuro um robô que consiga produzir processadores e circuitos impressos, permitindo que os utilizadores construam os seus próprios computadores.

Todas as instruções e informações necessárias para construir o RepRap estão disponíveis sob uma licença de software livre GNU GPL.

Ciberia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *