OpenXML aprovado pela ISO – Como é possivel?!

Por | 2 de Abril de 2008
O Office Open XML (OOXML), formato de documentos electrónicos da Microsoft, foi aprovado como norma internacional pela ISO. A proposta de standard DIS29500, baseada no OOXML, foi aprovada com os votos favoráveis de 61 dos 87 países participantes.

Porque que é que a ISO aprovou uma norma/standart quando já existia um (ODF)há mais tempo e gratuito? Se é para se tornar um norma para quê 2 versões com a mesma finalidade? Só vêm é destabilizar o propósito de standart. Dá a impressão que o dinheiro da Microsoft anda nos bastidores.

Só para terem uma ideia o formato ODF é livre e todas as empresas e companhias de software estão livres de pagamentos de patentes(royalties), com o formato OOXML o cenário inverte-se, as companhias terão de pagar patentes bem como a tarefa de ler 6000, sim 6000 páginas(foto á esquerda) para ter o seu software compatível com o formato openxml!!! Como é que as companhias que oferecem software gratuito podem competir com isto se quiserem suportar o Openxml?

Não sei o que os membros da Iso tinham na cabeça quando votaram a favor desta norma mas não era com certeza o consumidor….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *