Linux ganha destaque no mercado móvel

Por | 3 de Fevereiro de 2008
Com o mercado de smartphones a ganhar maturidade, o sistema operativo Linux começa a assumir-se como uma das principais plataformas móveis, conclui a ABI Research referindo que, no futuro, os operadores mundiais suportarão apenas o Windows Mobile, Symbian e o já referido sistema open-source.
Este ano será decisivo para o Linux móvel uma vez que não só várias empresas caracterizam o sistema como a tecnologia do futuro, como a Google pretende que este seja o software fulcral na plataforma Android.

Um dos exemplos conhecidos é o caso da OpenMoko que no ano passado começou a vender o primeiro smartphone Linux totalmente baseado em standards abertos. O Neo1973 foi desenvolvido em parceria com a First International Computer e fez-se valer de soluções de código aberto para todas as suas características, incluindo a interface de utilizador.

Mais recentemente, a NXP Semiconductors, uma empresa independente fundada pela Philips, e a Purple Labs anunciaram um equipamento Linux 3G que custa menos de 100 dólares e que combina videochamadas, reprodutor de música, navegação na Internet e vídeo streaming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *