Começou a produção de portáteis de baixo custo da OLPC

Por | 9 de Novembro de 2007

A Quanta Computer, empresa responsável pelo fabrico dos computadores idealizados pelo grupo “One Laptop Per Child”, já iniciou a produção em massa do portátil XO.

A fundação sem fins lucrativos “One Laptop Per Child” (OLPC) anunciou na terça-feira que os portáteis destinados às crianças dos países sub-desenvolvidos começaram a ser produzidos numa unidade chinesa pela fabricante Quanta Computer de Taiwan, noticia a Reuters.

Apesar de não serem conhecidos dados sobre a quantidade de máquinas que vão ser produzidas nem em relação ao número de pedidos efectuados pelos governos internacionais – para já estão confirmados Uruguai, Peru e Mongólia – o mentor do projecto, o professor Nicholas Negroponte, do Massachussets Institute of Technology, falou em valores de produção na ordem das 250.000 unidades durante este ano, e de 1 milhão em 2008, dá conta a AP.

O aumento da produção poderá baixar o preço do XO para os 100 dólares inicialmente previsto, dado que actualmente custa 188 dólares. A partir de segunda-feira, 12 de Novembro, inicia-se a campanha “Dê um, receba um” na qual os norte-americanos, por 400 dólares, levam para casa um computador XO e oferecem outro a uma criança necessitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *