Descoberto mecanismo de bloqueio de multiplicação celular no VIH

Por | 30 de Outubro de 2007
A nova abordagem científica poderá travar as várias mutações e adaptações sucessivas do vírus da sida e a resistência deste aos medicamentos. Parte das conclusões de um estudo publicado na revista PloS Pathogens prometem ser uma nova esperança para o combate ao vírus da imunodeficiência humana (VIH).

Investigadores do Instituto de Genética Molecular de Montpellier, França, descobriram um mecanismo celular que trava a multiplicação do vírus.
Trata-se da molécula química (ICD16) já testada, eficaz tanto nos vírus criados em laboratório, como nos vírus isolados em pacientes, e que impede a produção de ARN (ácido ribonucleico) no próprio vírus da sida.
Trata-se de uma abordagem científica inovadora já que, como explicou um dos responsáveis pelo estudo à France Press, Jamal Tazi, do Instituto Genético e Molecular, “em vez de atacar os componentes que o vírus transporta consigo” , “atinge aqueles que são usados na célula” .

Desta forma, poderá ser possível evitar que o VIH sofra mutações e adaptações sucessivas e encontre mecanismos de resistência aos medicamentos ministrados.
Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *