MIT testa tranmissão de elecricidade sem fios

Por | 11 de Junho de 2007

Um grupo de investigadores do MIT efectuou uma experiência a provar a possibilidade de transmitir electricidade utilizando tecnologia wireless.

Os cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicaram a descrição da experiência na revista científica Science. Segundo a publicação, o grupo foi capaz de acender uma lâmpada de 60W localizada há dois metros de distância da fonte de energia, a técnica que permite a transmissão sem fios baseia-se em criar dois campos magnéticos, um na fonte de energia, outro no aparelho que vai receber a electricidade. Para criar tal campo, os investigadores desenvolveram pequenos conectores de cobre, que devem ser acoplados à fonte de energia (na tomada, por exemplo) e no objecto que vai receber electricidade (a lâmpada, no caso).

De acordo com a Science, os campos têm a mesma frequência e, por isso, os dois objectos por ele ligados (lâmpada e tomada) passam a trocar energia entre si, numa frequência que não afecta outros objectos interpostos entre eles, na revista, os cientistas dizem que a invenção é simples e poderia ter sido criada “há pelo menos 20 anos”. Agora, querem avaliar se o sistema é seguro para a saúde humana.
Fonte: Exame Informática

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *