O FIM do Spam???

Por | 23 de Maio de 2007


O projecto DomainKeys Identified Mail acaba de ser aprovado pela Internet Engineering Task Force (IETF). Em breve, pode tornar-se o standard por que todos os internautas esperavam.
O DomainKeys tem em vista a constituição de um standard que permite eliminar o envio de e-mail não solicitado (spam), bem como de mensagens típicas de phishers e piratas que pretendem obter dados confidenciais dos internautas.

O standard tem sido trabalhado por Cisco, Yahoo!, Sendmail e PGP Corporation. A primeira versão de um futuro standard do DomainKeys já foi aprovada pela IEFT, organização que engenheiros e especialistas no desenvolvimento de tecnologias e arquitecturas relacionadas com a Web, noticia a Cnet.

O DomainKeys recorre a um sistema de autenticação e verificação de assinaturas electrónicas. Se um e-mail é enviado, mas a assinatura digital não coincide com aquela que foi registada por uma pessoa ou uma organização no DomainKeys, há então uma probabilidade de se tratar de spam, as assinaturas electrónicas recorrem a processos de criptografia, que são considerados invioláveis.

O DomainKeys não pretende eliminar os e-mail ou vedar o acesso dos autores das mensagens com assinaturas falsas – a filtragem deverá ser posta em prática pelos Servidores de Acesso à Internet (ISP) ou pelos gestores de caixas de correio electrónicas, os especialistas acreditam que este novo sistema pode revelar-se bastante mais eficaz no combate ao spam que os tradicionais filtros das produtoras de antivírus, que se limitam a utilizar listas negras de endereços e temas.

FONTE: Exame Informática

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *