Astrónomos encontram água fora do Sistema Solar

By | 13 de Abril de 2007
Os cientistas dizem ter encontrado água na atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar e a 150 anos-luz da Terra, conhecido como HD 209458b ou Osiris, segundo um estudo publicado na revista “Astrophysical Journal”, o astrónomo Travis Barman, do Observatório Lowell em Flagstaff, nos Estados Unidos, baseou as suas conclusões na análise de medições do telescópio espacial Hubble, feitas por Heather Knutson, da Universidade de Harvard, e em novos modelos desenvolvidos por si.

Barman diz que as suas descobertas apresentam boas razões para acreditar que outros planetas que estão para além do nosso Sistema Solar também têm vapor de água nas suas atmosferas. “Estou muito confiante”, disse Barman, citado pela BBC online. “Estas notícias são boas porque já há algum tempo que se previa encontrar água na atmosfera deste planeta e em muitos dos outros”, disse.

No entanto, Barman diz que é muito improvável que este planeta gigante gasoso, da constelação de Pagasus, possa albergar formas de vida. “Compreender a distribuição da água em outros sistemas solares é importante para compreender se existem, ou não, condições para formas de vida”, acrescentou.

Fonte: Público

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *