Possível impacto de asteróide preocupa cientistas

Por | 11 de Março de 2007
Os astrónomos presentes numa conferência organizada pela American Association for the Advancement of Science confirmaram estar no encalço de um asteróide que, a 13 de Abril de 2036, tem 1 em 25 mil hipóteses de chocar contra o nosso planeta.

Apesar de o impacto ser remoto, esta possibilidade não é descartada pelo grupo de astronautas e cosmonautas que integram a Association of Space Explorers. Recentemente uniram esforços para solicitar às Nações Unidas uma tomada de responsabilidade sobre o assunto.
Uma equipa de especialistas está já destacada para realizar uma série de workshops ao mais alto nível com vista à elaboração de um plano de acção, que será formalmente apresentado, em 2009, às Nações Unidas.

O Apophis, como foi baptizado, está a ser alvo de uma monitorização atenta por parte dos peritos, assim como centenas – senão milhares – de outros objectos celestes que, nas próximas décadas, poderão ameaçar a integridade do nosso planeta. A NASA foi aliás destacada para elaborar uma nova lista de asteróides e cometas que podem constituir uma ameaça ao nosso futuro, como revelou à Reuters o ex-astronauta Rusty Schweickart, antigo membro da tripulação do Apollo 9. «Não estamos só a observar Apophis. Todos os países estão em risco» , avisou. Schweickart defende a existência de um plano a nível mundial «urgente» para lidar com estas ameaças.

É de esperar que, muito em breve, seja divulgada ao Committee on Peaceful Uses of Outer Space das Nações Unidas a nova lista de objectos celestes que podem ameaçar a Terra, assim como, planos a desenvolver a nível mundial.

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *