Depois da Wikipédia eis a …..

Por | 11 de Março de 2007
Vidipedia é a primeira enciclopédia vídeo online gratuita, editada pelos utilizadores.
Á semelhança dos produtos ‘Wiki’, este projecto independente pode vir a transformar-se em mais uma ferramenta para divulgação da informação e do conhecimento num formato tão em voga nos últimos tempos.

Se actualmente os sites como o YouTube e o Google Video mantêm a liderança com o seu infindável repositório de vídeos online, não é menos verdade que a Vidipedia pode ser um sinal de que o futuro deste meio poderá residir na personalização e categorização do conteúdo, facilitando assim as pesquisas no extenso universo digital.

Além de ser um repositório livre de informação – supervisionada por editores/utilizadores responsáveis -, a Vidipedia acrescenta precisamente a mais-valia da personalização do conteúdo, sendo possível criar uma verdadeira biblioteca digital organizada por áreas de interesse. Os utilizadores são ainda convidados a editar as páginas ou criar novas entradas.
A estrutura é semelhante à dos restantes produtos ‘Wiki’ e está organizada por temas. Na página inicial o utilizador tem acesso a uma lista com os últimos vídeos submetidos e os mais populares. Aleatoriamente aparece o vídeo do dia. Tal como acontece com o YouTube, é possível copiar o código de cada vídeo para publicar em qualquer página ou blog.

O conteúdo disponível não é ainda muito extenso, mas dada a actual popularidade do vídeo na internet não será de espantar o sucesso da primeira enciclopédia online, que usa este recurso como complemento e fonte de informação.

Fonte: aeiou.pt

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *