VoIP vai ligar universidades e politécnicos

Por | 6 de Fevereiro de 2007
As universidades e politécnicos do sistema de ensino público vão a partir do final deste ano comunicar entre si através de voz sobre IP, numa medida que faz prever poupanças de custos significativas, ainda não estimadas.

A informação foi avançada hoje por Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Cientifica Nacional, cuja rede dará suporte ao projecto, à margem de uma conferência de imprensa.

O facto de actualmente muitas universidades não contabilizarem de forma centralizada os seus custos com comunicações, e não dissociarem os custos das comunicações entre e si das comunicações com o exterior não permitiram ainda fazer uma estimativas de poupanças para esta primeira fase do projecto.

Sabe-se já que numa segunda fase, quando todas as comunicações destas instituições seguirem o mesmo processo, vai ser possível poupar anualmente 2 milhões de euros. Este valor diz apenas respeito ao aluguer dos circuitos primários RDIS, que traduzem os encargos de ligação. Falta ainda contabilizar as poupanças ao nível das comunicações propriamente ditas.

A generalização do projecto está em estudo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mas até à data não tem recolhido boas reacções dos operadores que alegam incapacidade para fornecer serviços. A tutela está a estudar todas as hipóteses, incluindo a possibilidade de recorrer a fornecedores de serviços estrangeiros.

Para garantir o arranque das comunicações em voz sobre IP na totalidade das universidades e politécnicos do sistema público de ensino vão ser investidos 5 milhões de euros.

Fonte: Sapo.pt

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *