Microsoft disponibiliza ferramenta de conversão de ficheiros ODF

Por | 3 de Fevereiro de 2007
A empresa de Bill Gates já colocou online, através do site da Source Forge, a aplicação que permite a conversão entre ficheiros Open XML e Open Document Format.

Disponível para download, o Open XML Translator surge no seguimento da proposta da Microsoft que visa a interoperabilidade entre sistemas abertos, cada vez mais utilizado pelas entidades governamentais e utilizadores comuns.

Apesar de ser caracterizado como um conversor de formatos abertos, o software ainda não está totalmente pronto, faltando acertar alguns detalhes da aplicação. Isto quer dizer que, por enquanto, os utilizadores da suite OpenOfice ainda não podem abrir ficheiros formatados em Open XML. Contudo, esta parte do trabalho estará concluída em breve, estando nas mãos da Novell o desenvolvimento da compatibilização.

Por agora o software destina-se apenas a processadores de texto embora a Microsoft já tenha começado a trabalhar no desenvolvimento de um conversor semelhante destinado a folhas de cálculo e aplicações de apresentação de dispositivos. Estas duas ferramentas têm lançamento previsto para o final deste ano.

Ratificado pela Organização Mundial Standartização em Maio do ano passado, o formato ODF é suportado pela suite de produtividade open source OpenOffice e é suportada por fabricantes como a Sun Microsystems, IBM e outras. Por sua vez, o formato Open XML, foi aprovado pela ECMA em Dezembro de 2006 e será ratificado pela ISO no fim deste ano.

Download : Open XML Translator Fonte: Sapo.pt

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *