Google perde marca "gmail" na Alemanha

Por | 5 de Fevereiro de 2007
O Google perdeu o direito à utilização da designação “gmail” na Alemanha, depois de já ter perdido no Reino Unido, devido à semelhança de nomes de serviços nos dois países.
O organismo europeu responsável pelas marcas na Europa, com sede em Alicante, decidiu que o elevado grau de semelhança entre as marcas não deixa espaço para que pequenas diferenças sejam percebidas pelo público em geral.

Um empresário alemão detém a marca G-Mail há seis anos e tem travado uma longa batalha com o Google desde que a empresa americana lançou, em 2004, o seu serviço de e-mail.
O G-Mail do empresário germânico Daniel Giersch consiste num serviço de correio, entregue no próprio dia, e que serve de alternativa aos correios na Alemanha.
No ano passado, um tribunal distrital de Hamburgo deu razão ao empresário e ordenou ao Google que removesse todas referências à designação comum do serviço de e-mail em alemão.

O empresário alemão também apresentou queixas para travar novos registos de marca G-Mail na Suíça, Noruega e Mónaco.
O Google admitiu que os nomes são, de facto, similares e podem gerar confusão e por isso ofereceu ao empresário 250 mil dólares (cerca de 192 mil euros) para abandonar a designação, sem sucesso.
Em 2005, o Google também teve de dar uma nova designação ao serviço de e-mail no Reino Unido, alterando para Google Mail.
Uma porta-voz da empresa americana garantiu que, fora a Alemanha e Reino Unido, o serviço continuará com a designação gmail e não prevêem qualquer outra alteração.

Fonte: Diário Digital

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *