Investigador português distinguido pelo IEEE

Por | 24 de Janeiro de 2007

José Carlos Pedro, investigador e docente do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA, foi distinguido com o título de «Fellow Member», pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), pelo seu contributo na área de «análise da distorção não linear dos dispositivos e circuitos de radiofrequência e microondas».

Segundo a universidade, ser «Fellow Member» do IEEE é «uma das mais prestigiadas honras desta instituição, sendo atribuída por convite do Conselho de Directores a um número restrito de Membros Seniores que tenham contribuído com grande relevo para as tecnologias e ciências eléctricas e de informação em benefício da humanidade e da profissão».

Para receber aquele galardão é necessário responder a critérios de grande exigência, de tal forma que, por ano, apenas um em cada mil membros votantes do IEEE ascendem a Fellow, sendo que em Portugal apenas três investigadores ostentam esse título, afirma a UA em comunicado, sublinhando que José Carlos Pedro se encontra entre os 268 novos Fellows designados este ano.

Para este título, contribuiu todo o trabalho desenvolvido pelo investigador português no campo da análise e projecto de circuitos de RF (radiofrequência) e microondas não lineares.

Trata-se de uma área de investigação científica que tem vindo a ganhar importância na concepção dos modernos sistemas de comunicações sem fios.

Fonte: Portugal Diário

Na Aldeia mais digital de Portugal – Beijós

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *