Transferir Vinil para formato digital

Por | 25 de Dezembro de 2006
De acordo com uma notícia publicada na Exame Informática, uma empresa australiana, a Xitel, lançou um equipamento composto por um cabo e uma caixa conversora do tamanho de um cartão de crédito que liga o computador a qualquer vinil. O produto também inclui um software que ajusta os níveis de som e separam as faixas dos discos quando as músicas são transferidas. Os utilizadores que já experimentaram o INport referem que é muito simples e intuitivo de usar.
Isso era exactamente o que a Xitel esperava do seu produto, disse Ben Davis, vice-presidente da área de desenvolvimentos da empresa à agência Reuters. “Pensamos ‘vamos voltar ao princípio com um processo passo a passo”‘, disse Davis, que usou o INport para digitalizar os seus discos do Black Sabbath, Led Zeppelin e Scorpions.

Joe Litton, um programador de 50 anos que mora na Flórida, usou um player Audio Technica para transferir seus discos favoritos para o formato digital. O dispositivo, que custa até 100 dólares, tem cabos que podem ser ligados a um aparelho de som, e também um cabo USB que permite a ligação a um computador, onde ele usa o programa Cakewalk para transferir as músicas.

Outro equipamento para gira-discos, o ION-iTTUSB, faz a mesma coisa e custa cerca de 130 dólares na Amazon.com. Porém, esses dispositivos não são tão úteis para os fanáticos por qualidade sonora. Alguns utilizadores da Amazon escreveram textos com comentários decepcionados sobre falhas na transferência da qualidade sonora original dos seus discos.

Em Portugal pode adquirir qualquer um destes produtos consultando os sites dos fabricantes.

Beijós, a Aldeia mais digital de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *