Satélite "caçador" de planetas colocado em órbita com sucesso

By | 29 de Dezembro de 2006
O satélite francês CoRot, destinado à detecção de planetas exteriores ao Sistema Solar, foi hoje colocado em órbita com sucesso, menos de duas horas após o seu lançamento do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão.

O satélite astronómico francês foi lançado às 14:23 de Lisboa, a bordo do foguetão russo Soyuz 2-1B, para procurar planetas exteriores ao Sistema Solar e explorar o interior das estrelas, indicou à Agência France Presse (AFP) o porta-voz da Agência Espacial Russa, Igor Panarine.

A missão do CoRoT, que conta com a participação de investigadores portugueses, será a primeira tentativa de detecção a partir do espaço de planetas situados à volta do sistema solar, ou exoplanetas. Permitirá igualmente estudar a estrutura interna das estrelas.

A participação portuguesa na missão, calculada para um prazo de dois anos e meio, enquadra-se na contribuição da Agência Espacial Europeia (ESA) para este projecto internacional, liderado pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) de França, e ainda com a participação do Brasil, Espanha, Alemanha, Áustria e Bélgica.

Fonte: Jornal de Notícias

Beijós, a Aldeia mais digital de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *