Primeiros objectos do Universo capturados

Por | 20 de Dezembro de 2006

O telescópio espacial Spitzer, da Agência Espacial Norte-americana (NASA), captou o que os cientistas acreditam ser o brilho dos primeiros objectos do Universo, a mais de 13 mil milhões de anos/ luz. Os astrónomos acreditam que os objectos ou são as primeiras estrelas – com uma massa mil vezes superior à do nosso Sol – ou buracos negros que consomem gás e libertam toneladas de energia.

Alexander Kashlinsky, do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, afirma que “estamos a esticar os nossos telescópios até ao limite para tentar obter uma imagem clara das primeiras colecções de objectos”, acrescentando que “o que quer que sejam, são incrivelmente luminosos e muito diferentes de tudo o que existe hoje em dia”.

Segundo os cientistas, caso estes objectos sejam estrelas o que está a ser observado são as primeiras mini-galáxias, contendo uma massa inferior a um milhão de sóis. Os astrónomos explicam que a Via Láctea aloja o equivalente a cerca de cem mil milhões de sóis e que, provavelmente, terá sido criada quando surgiram mini-galáxias como estas.
Para os cientistas, o espaço, o tempo e a matéria foram originados há 13.7 mil milhões de anos, numa enorme explosão denominada de ‘Big Bang’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *