O criador da Wikipédia irá lançar motor de busca

Por | 26 de Dezembro de 2006

O criador da enciclopédia online Wikipedia, Jimmy Wales, planeia lançar um motor de busca na Internet que seja superior ao Google e Yahoo!.
De acordo com o avançado pelo The Times, o engenho deverá ter como designação Wikiasari e pode ser oficializado no primeiro semestre de 2007, tendo como principal dado o relevo a atribuir à opinião dos internautas quando da apresentação dos resultados pesquisados, visando – com a integração do factor «humano» – reduzir o crescimento do spam, o que tem acontecido com recorrência em portais e motores como o Google.

Por seu lado, o co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, está a preparar uma nova enciclopédia online que será menos «amadora» e terá uma exigente gestão de conteúdos.
Designada Citizendium, esta enciclopédia terá editores, a colaboração de especialistas e o utilizador tem de estar registado para que possa participar na criação de artigos.
A nova enciclopédia, ainda sem data de estreia, guardará algumas semelhanças com a original. O site será aberto a qualquer visitante, não exibirá anúncios e será gratuito, baseando-se no mesmo software, o MediaWiki.

Desde a sua fundação, em 2001, a Wikipedia reuniu mais de cinco milhões de artigos em 229 línguas diferentes.

Fonte: Diário Digital

Beijós, a Aldeia mais digital de Portugal

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *