NASA anuncia plano para construir colónia na Lua

Por | 5 de Dezembro de 2006

A NASA tenciona estabelecer uma pequena colónia de astronautas no pólo sul da Lua por volta de 2020, primeira etapa de um programa ambicioso de exploração humana do sistema solar.
O projecto, revelado após consultas com 13 agências espaciais de todo o mundo e com empresas privadas, considera o estabelecimento de um posto avançado lunar como uma escala para os astronautas que se desloquem a Marte.
Esta colónia na Lua permitiria, nomeadamente, a extracção do hidrogénio e do oxigénio necessários para produzir água e combustível para os motores dos foguetões.

Tal qual está actualmente concebido, o posto avançado lunar começará com uma tripulação de quatro elementos a efectuar estadas de uma semana cada até que os módulos habitacionais e o fornecimento de energia permitam missões mais prolongadas, que poderão atingir os seis meses, para preparar as viagens até Marte.
Em 2004 o presidente norte-americano, George W. Bush, revelou o seu projecto de exploração do espaço, no qual os EUA previam enviar astronautas para a Lua e, daí, partir para a conquista do planeta vermelho.
Até agora, apenas os astronautas norte-americanos pisaram o satélite natural da Terra, o que aconteceu pela última vez em 1972.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *