Mais de 90% das empresas com acesso à net

Por | 23 de Dezembro de 2006
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 8 em cada 10 pequenas empresas acedem à rede e comunicam através de correio electrónico, aumentando esta proporção para a quase totalidade no conjunto das médias (entre 50 e 249 pessoas ao serviço) e grandes empresas (com 250 ou mais pessoas ao serviço). A presença na Internet segue esta tendência: a proporção de empresas com website é de 35,5%, valor que aumenta para 85,2% nas grandes empresas.
As actividades económicas que registam níveis mais elevados de utilização de computador, correio electrónico e Internet são os Transportes, Armazenagem e Comunicações, Actividades Financeiras e Outras Actividades de Serviços Colectivos, Sociais e Pessoais. A posse de website destaca-se nas empresas ligadas a Alojamento e Restauração: 84,1% destas têm presença na Internet, um valor muito superior quando comparado com o valor médio de posse de website (35,5%).

As empresas ligadas à Construção apresentam as menores percentagens de utilização de tecnologias: 76% utilizam computador; aproximadamente 69% utilizam e-mail; cerca de 70% acedem à Internet e apenas 17% têm website.

A tecnologia preferida no que respeita à ligação à Internet é a DSL: 63,3% das empresas que acedem à rede recorrem a este tipo de ligação, distanciando-se do segundo tipo de acesso mais referido, o modem analógico, utilizado por cerca de um quarto das empresas com ligação à Internet. As ligações por Cabo e por Acesso Dedicado são referidas por, respectivamente, 11,2% e 10,5% das empresas com acesso à Internet.

O acesso de banda larga é mais frequente nas maiores empresas (98%). Também nesta variável, o sector de construção se destaca pela baixa taxa de banda larga (48,7%). Por oposição, as empresas ligadas aos Transportes, Armazenagem e Comunicações e às Actividades Imobiliárias, Alugueres e Serviços Prestados às Empresas são as que apresentam taxas de penetração de banda larga mais elevadas, respectivamente, 88,6% e 88,4%.

Aproximadamente 7 em cada 10 empresas com ligação à Internet interagiram, em 2005, com organismos, entidades e autoridades públicas. Os contactos online com organismos públicos são tão mais frequentes quanto maior a dimensão da empresa: 70,4% das pequenas empresas, aproximadamente 83% das médias e cerca de 95% das grandes empresas estabeleceram esse tipo de contacto. As actividades mais regulares na interacção com entidades e autoridades públicas respeitam ao preenchimento/submissão online de formulários e impressos (65%), à obtenção de formulários e impressos (64,3%) e à obtenção de informações (64,1%).

Fonte: Agência Financeira

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *