Encontradas provas de que ainda há água em Marte

Por | 9 de Dezembro de 2006
A equipa da NASA que está a investigar Marte encontrou provas de que existe actualmente água líquida no planeta. Os cientistas já tinham confirmado que tinha havido água há milhões de anos no planeta, mas agora encontraram provas de que ainda existe água em Marte.
Numa entrevista colectiva na sede da Nasa, Kennet Edgett explicou que os cientistas «já tinham provas de que havia água há milhões de anos em Marte» mas «agora encontraram provas da presença de água líquida na actualidade».
Edgett, da empresa Malin de Ciências Espaciais, mostrou uma série de fotografias feitas em 2000 e 2005 das encostas das crateras vulcânicas nas quais se pode ver leitos de cursos de água, estreitos no início e que se abrem em deltas ao chegar à base

«Pode ser água salina, água que contenha uma grande quantidade de sedimentos, água ácida, não sabemos, mas é definitivamente água», afirmou Edgett.
EncontradasMichael Malin, presidente e principal cientista do laboratório Malin em San Diego, na Califórnia, relatou que os investigadores chegaram à conclusão que imagens de uma mesma área de Marte, registradas em diferentes datas, mostravam pontos e sulcos que não apareciam nas imagens anteriores ou que se tinham movimentado.
O aspecto em transformação das encostas em Marte em poucos anos reforçou a crença dos cientistas de que houve fluxo de água recentemente na superfície do planeta vermelho.
«A água foi, claramente, uma surpresa para nós. O ambiente de Marte não parece muito propício para a água», disse Malin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *