Acessos de banda larga aumentam

Por | 12 de Novembro de 2006

No final do primeiro trimestre deste ano, dois em cada três acessos à Internet era de banda larga, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que quase metade das famílias portuguesas tem computador em casa.

Nos agregados domésticos em Portugal, 45,4% possuíam computador, sendo que destes 35,2% dispunham de ligação à Internet em casa e para 24% esta ligação efectuava-se através de banda larga, ou seja, dois em cada três acessos era efectuado através de banda larga.

Segundo o INE, a “proporção de agregados com computador e Internet tem vindo a aumentar face a 2002, observando-se um crescimento anual médio de 25,2% na existência de ligação à Internet a partir de casa e de 15,7% na posse de computador”.

Entre 2003 a 2006, a ligação à Internet através de banda larga apresenta um “crescimento expressivo”, fixando-se em 47,4% a taxa média de crescimento anual deste indicador, sendo que a “percentagem de agregados que dispõem de ligação por banda larga triplicou face a 2003, situando-se actualmente em 24%, o que corresponde a 68,3% do total de agregados com acesso à Internet”.

Das ligações por banda larga, a tecnologia DSL e o cabo são os tipos de acesso mais referidos pelos agregados com Internet, respectivamente por 35% e 31,4%. O telemóvel com acesso à Internet por banda estreita destaca-se como o segundo tipo de ligação, com 32,6%, ultrapassando a proporção de agregados cujo acesso é disponibilizado por modem analógico ou RDIS, de 29,3%.

Fonte: Jornal de Negócios

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *