Médicos usam Google para ajudar nos diagnósticos

Por | 11 de Novembro de 2006

Pacientes não são as únicas pessoas que recorrem à Internet para encontrarem informações médicas.

A pesquisa na rede mundial de computadores com a ajuda de sistemas de buscas como o Google pode também ser um instrumento de auxílio de médicos no diagnóstico de estados de saúde complexos, afirmaram cientistas australianos na sexta-feira.

“O nosso estudo sugere que em casos difíceis é frequentemente útil recorrer aos sistemas de busca para diagnosticar”, disse Hangwi Tang, do Princess Alexandra Hospital, em Brisbane.

Para testar o quanto o Google pode servir aos médicos, Tang e seus colegas seleccionaram três a cinco termos de busca relacionados a 26 casos de doenças de difícil diagnose publicados em um jornal de saúde.

Depois da pesquisa no mecanismo de busca ter listado no topo da página dos resultados respostas que pareciam ser adequadas aos sintomas uma comparação com os diagnósticos correctos descobriu que as respostas do Google tinham informações corretas em 15 dos casos (equivalente 58 por cento do total).

“Mecanismos de busca como o Google estão a tornar-se nas mais recentes ferramentas da medicina e os médicos em estágio precisam se tornar proficientes no seu uso uso”, disse Tang em estudo publicado pelo British Medical Journal.

Fonte: Reuters

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *