FEUP apresenta ferramenta inovadora para invisuais

Por | 30 de Novembro de 2006
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta na próxima quarta-feira, 29 de Novembro, uma ferramenta inovadora direccionada para invisuais, no que toca à aprendizagem do acesso ao computador pessoal. A apresentação do “Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o leitor de Ecrã” (CALE) conta com a presença de invisuais – nomeadamente representantes e dignitários de diversas associações – que testarão, in loco, esta nova ferramenta, na Biblioteca da instituição, às 11h30, numa iniciativa inserida nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala dia 3 de Dezembro.

De acordo com a Faculdade, o projecto é apresentado sob a forma de um CD multimédia interactivo, com saídas através da linha Braille ou de voz sintetizada, este projecto de tutorial foi concebido para o leitor de ecrã JAWS (Job Access With Speech – um software da Freedom Scientific). O curso é constituído por diversos módulos relativos a Navegação no Windows, JAWS com Internet Explorer, JAWS com Microsoft Word e Excel, JAWS com MSN, JAWS com outros programas utilitários, como Firewall ou Media Player, entre muitos outros.

O CALE possui módulos para diferentes níveis de conhecimento – iniciado, intermédio ou avançado –, facilitando dessa forma a adaptação às diferentes necessidades de aprendizagem. As lições integram vários exercícios e avaliação da aprendizagem, bem como um registo das operações realizadas pelo formando para informação do formador. Este último dado afigura-se importante no âmbito da utilização acompanhada do CD por um professor ou monitor.

A equipa responsável pelo desenvolvimento do CALE produzirá e distribuirá gratuitamente 500 exemplares do CD. Importa ainda referir que este projecto foi realizado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, sob a coordenação do professor Diamantino Freitas. O CALE foi criado a partir de uma ideia proposta por quatro pessoas, todas elas cegas ou com baixa visão, tendo sido responsáveis pela elaboração dos conteúdos. O motor informático do tutorial foi desenvolvido na FEUP por dois engenheiros colaboradores do projecto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *