9 em cada 10 emails são spam

Por | 29 de Novembro de 2006

Em cada dez e-mails que circulam pelo mundo, nove são spam (mensagens não-solicitadas), segundo um estudo da empresa norte-americana Postini. A empresa afirma ter detectado sete biliões dessas mensagens em Novembro, aumento de 180% em cerca de cinco meses.

Criminosos usam essas mensagens para oferecer produtos e também para aplicar golpes conhecidos como phishing scam. Com esse golpe, pessoas mal-intencionadas enviam e-mails pedindo aos internautas que façam o download de ficheiros ou visitem sites maliciosos. Quando seguem as instruções, as vítimas instalam involuntariamente nos seus computadores “pragas” que roubam informações.

Segundo a Spamhaus, organização criada para o combate ao spam, cerca de 80 grupos de criminosos são responsáveis por 80% do envio destas mensagens não-solicitadas.

Ao contrário do estudo da Postini, que se refere a spams de todo o mundo, a União Europeia divulgou nesta segunda-feira (27) um estudo regional: segundo esta pesquisa, a quantidade de mensagens não solicitadas varia entre 50% e 80% de todos os e-mails que circulam na Europa

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *