Obras completas de Darwinh disponiveis na Web

Por | 19 de Outubro de 2006
A obra completa de Charles Darwin foi colocada na Internet, inclusive a transcrição do caderno que ele levou para as ilhas Galápagos e depois foi roubado.
Dezenas de milhares de páginas de texto e imagens, além de ficheiros de áudio, foram postados na rede. Há inclusive manuscritos e diários até agora inéditos do grande cientista britânico.

Um dos items mais importantes é o caderno que ele usou durante a viagem no navio Beagle, que lhe deu as ideias para sua teoria da evolução. O caderno foi roubado na década de 1980, mas um tri-neto do cientista espera que a publicação online, graças à transcrição de uma cópia micro-filmada feita duas décadas antes, convença o actual dono do caderno a devolvê-lo. “Ele tem enorme importância para a história da ciência”, disse Randal Keynes à BBC.


Ao todo, estão disponíveis gratuitamente 50 mil páginas e 40 mil imagens, entre as quais as primeiras edições da revista Journal of Researchers, de 1839, e as cinco primeiras edições de “A Origem das Espécies”.


John van Wyhe, director do projecto patrocinado pela Universidade de Cambridge, disse que a colecção é suficientemente vasta para ajudar a desfazer “muitos conceitos errados e mitos” sobre o naturalista.

O material está no site darwin-online.org.uk. Novos textos devem ser acrescentados nos próximos três anos, para coincidir com o bicentenário de Darwin.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *