Google compra YouTube

Por | 10 de Outubro de 2006

O site de busca na Internet Google chegou hoje a acordo para adquirir a empresa YouTube, a mais importante na área da partilha de vídeos na rede, por 1.650 milhões de dólares.
O YouTube é um serviço que tem crescido de forma exponencial desde a sua fundação, em Fevereiro de 2005, ao ponto de, actualmente, serem descarregados mais 100 milhões de vídeos por dia.
O Google revelou que a compra será financiada com acções próprias e que os fundadores da YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, bem como os 65 trabalhadores da empresa, serão integrados na companhia.

Independentemente da aquisição, a YouTube vai continuar a funcionar de forma independente do Google e vai manter o nome e a marca.

A operação faz parte da estratégia do Google de ampliar o seu leque de operações até sites dedicados à formação de redes sociais e partilha de vídeos, sendo que nesta última área de negócio o Google já opera, mas apenas como sétimo maior competidor dos Estados Unidos.

O segundo da lista é o site MySpace.com, propriedade da empresa News Corporation.

De acordo com a empresa de estudos Hitwise, a YouTube concentra cerca de 46% do mercado de descarga de vídeos na rede, pelo que os analistas especulam que outras empresas na Internet tenham estado interessadas na aquisição.

Google e YouTube somam 101 milhões de visitas face aos 106,7 milhões do Yahoo e os 98,5 milhões do MSN.

Espera-se agora que a operação de compra se complete no último trimestre deste ano.

Arquivado em: Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *