Cientistas a um passo de criar um escudo de invisibilidade

Por | 23 de Outubro de 2006

O capitão Kirk estaria orgulhoso: uma equipa de cientistas britânicos e americanos criou um “escudo” de invisibilidade. Ainda não funciona tão bem a ponto de ocultar uma nave inter-estelar, mas já conseguiu ocultar um tubo de cobre.

Na experiência, os cientistas usaram microondas para tentar localizar o tubo. Como a luz comum e o radar as microondas são reflectidas por objetos, o que os torna visíveis e faz com que “projetem” uma sombra. A diferença é que os seres humanos têm um sentido – a visão – para detectar a luz e as sombras da luz, enquanto que para captar microondas e radar, precisamos de aparelhos adequados.

Se conseguir esconder algo das microondas, é bem possível que consiga esconder do radar também – uma oportunidade que fascina os militares. Essa tecnologia de invisibilidade é diferente da tecnologia “stealth”. O “stealth” reduz a superfície reflectora de um objeto, tornando-o difícil de detectar. A invisibilidade simplesmente faz com que as ondas de radar – ou outras – contornem o objecto, dando a impressão de que ele não está ali.

Fonte: Á Tarde online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *