3 alternativas gratuitas a programas de manipulação/edição de imagem comerciais

Por | 2 de Outubro de 2006
Com o crescimento de software código livre/gratuito existe cada vez menos razões para comprar ou obter ilegalmente programas comerciais de edição e manipulação de imagem. Os programas que aqui partilham todos as mesmas funções básicas(digitalização, edição de fotos, marca de água, redimensionamento de imagens etc) e disponiveis em Português.

1º GIMP – O GNU Image Manipulation Program ou GIMP é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Se pretender fazer edição de imagem, esta é uma excelente alternativa a aplicações tipo Adobe Photoshop ou Paint shop Pro Também tem suporte a formatos de imagem vectorial.
O projecto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis e hoje é mantido por um grupo de voluntários; é licenciado sob a GNU General Public License. Algumas das funcionalidades desta ferramenta são:
efeitos diversos com os script-fus (efeitos criados por diversos programadores e disponibilizado gratuitamente para o melhoramento da ferramenta); trabalha com camadas ( layers); captura de imagens; possui uma quantidade enorme de texturas disponíveis; ler e grava nos principais formatos de imagens como .jpg, .tif, .bmp, .png, etc; possui janelas destacáveis, ou seja, podemos estar a trabalhar com várias janelas com diversas ferramentas e imagens abertas; existe uma quantidade enorme de efeitos disponíveis;
O GIMP não foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, foi um projecto universitário que amadureceu bastante e já é usado profissionalmente. Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado muito menor que a do Photoshop

2º XNView – Excelente software para organização de imagens. Suporta leitura de quase 400 formatos e escreve cerca de 40 formatos de imagens diferentes, lê tambem videos, ficheiros html, audio e pdfs. Suporta auto-rotação das imagens pelo EXIF e edição do IPTC. Permite rodar, fazer resize, fazer crop, editar niveis de brilho, contraste e cores, aplicar alguns efeitos e filtros, tipo emboss, blur, red-eye, lens, wave, etc… Permite capturar imagens de dispositivos ou mesmo do desktop (screenshots) de uma forma automatizada e bastante util. Permite criar galerias de imagens em HTML para porem num website. Também suporta drag & drop, criar slide-shows, comparação de imagens lado-a-lado. Está disponivel em 44 linguas e tem um modo “batch” para converter ou renomear ficheiros, que permite de uma forma rapida, por exemplo, mudar o tamanho das imagens, aplicar os filtros e efeitos atrás referidos, alterar os nomes das mesmas usando informação EXIF, etc… Têm tambem um modo Fullscreen que permite visualizar as imagens em ecrã completo, com a possibilidade de num canto do ecrã, completamente personalizavel, colocar a informação da imagem (nome, dimensões, formato, EXIF, etc..).

3º Paint.Net – foi este o programa que me fez desinstalar o Paint Shop Pro. Paint.NET, o projecto começou por ser desenvolvido na universidade do estado de Washington, em colaboração com a Microsoft. Tinha por objectivo inicial ser um substituto do MS Paint, no entanto ainda sustentado pelos alunos que o criaram, tornou-se num poderosíssimo e eficiente programa de manipulação de imagem.
Em todos os artigos sobre este programa, o comentário mais apropriado foi escrito pelos colaboradores do “DevSource”: “O Paint.NET é um sério concorrente aos programas de edição de imagens comerciais”.

– Visual simples e intuitivo.- Gestão de camadas (Layers).- Gestão de transparências.- Histórico e “Anular” ilimitado.- Introdução de efeitos- Permite gravar em vários formatos nomeadamente em pdn para guardar as camadas-Clonagem de imagens
Existe uma extensão formidável que depois de instalada nos permite abrir e gravar no formato photoshop.
O programa é novo e em constante evolução por isso faltam ainda algumas funcionalidades como por exemplo uma ferramenta para gerir plugins mas é desde já uma programa de edição de imagem muito poderoso.Infelizmente ainda não existe o idioma PT mas está a ser realizado.
Uma das vantagens deste programa são os plugins, qualquer pessoa pode fazer um plugin para o paint.net, uma simples olhadela nos fórums e na secção Plugins esclarece isso, não se deixem enganar pelo aspecto simples do programa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *