Plutão "despromovido"

Por | 24 de Agosto de 2006
Já é oficial, o Sistema Solar tem a partir desta quinta-feira apenas oito planetas. A decisão foi confirmada pela Assembleia-geral da União Astronómica Internacional, realizada em Praga. De último planeta do sistema solar, Plutão passa agora à categoria de planeta anão.
Mas esta não é a única novidade relacionada com o ex-planeta. Plutão é também agora protótipo de uma nova categoria de objecto transneptuniano, ou seja, de corpos localizados longe do Sol, para além da órbita de Neptuno. O nome da nova categoria ainda não foi oficializado, plutonianos ou plutons, são as hipóteses a considerar.
Além dos oito clássicos, de Mercúrio a Neptuno, o Sistema Solar conta agora com os planetas anões Plutão, Ceres e Xena. Já Caronte, a maior lua de Plutão, não passou a ter qualquer designação especial e mantém o estatuto anterior.
Setenta e seis anos depois de ser descoberto, Plutão é “despromovido” à categoria de planeta anão. Na base da decisão histórica está a dimensão do planeta. Plutão é mais pequeno que a Lua e tem uma órbita diferente dos restantes planetas que giram à volta do Sol.
Fonte: TVI «««»»»»
link

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *